Gestão por Indicadores é o segredo dos empreendedores

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Gestão por indicadores: Em uma empresa só é possível gerenciar o que se mede, e só se mede o que se define, e só se define aquilo que se compreende!
No processo de gestão, os indicadores são grandes aliados dos empreendedores, pois medem a diferença entre a situação desejada (META)  e a situação atual (Resultado). Eles apontam o caminho e são um referencial, assim como velocímetro e as placas de sinalização são para um automóvel. Eles fornecem uma base objetiva para identificar problemas, definir prioridades e verificar como andam os esforços para a melhoria da empresa.

Mas como se cria um indicador?
Para construir indicadores, primeiramente levantamos os dados disponíveis na empresa.
Chamamos de dados, qualquer conhecimento simples sobre algo que não passou por nenhum tratamento. Ex: O valor de uma única nota fiscal – a partir da soma dos dados obtemos informações como o faturamento mensal que é igual a soma de diversas notas fiscais em um mês.

Podemos então calcular os indicadores, que ser uma divisão de duas informações: (exemplo) O faturamento de um mês dividido pelo faturamento do mês anterior, vezes 100 que será  igual taxada a variação do faturamento em percentual, TEMOS assim um INDICADOR.

Existem dois tipos de indicadores:
a) O primeiro é um indicador de resultado que mede se as metas estabelecidas para os objetivos estratégicos da empresa foram atendidas, cada indicador de resultado é desdobrado em b) indicadores de processo, que por sua vez, medem se as ações planejadas estão levando a empresa a usar seus recursos com eficiência.

Esses dois indicadores tem uma relação de causa e efeito: Indicadores de resultado medem um alcance dos resultados indicadores de processo medem o esforço capaz de construir esse resultado. Um indicador que mede o quanto a empresa vende é considerado como o resultado de outros indicadores de processo. Esses por sua vez medem, por exemplo, o número de visitas, os telefonemas da equipe de vendas ou o tempo para demonstrar o produto ao cliente. Combinar esses dois tipos de indicadores, faz com que o empreendedor saiba o que fazer para merecer esses resultados, não dependendo apenas da sorte.

A continuação do curso se relaciona diretamente em como aumentar sua produtividade no trabalho utilizando os indicadores de gestão ao seu favor.