Como aumentar sua produtividade no trabalho

produtividadeCurso completo com dicas para melhorar seu foco
Começamos implantando um sistemas de indicadores :
O primeiro passo é definir objetivos estratégicos que expressem a missão e visão de futuro da empresa. Para estabelecer objetivos estratégicos responda: Como quero que a empresa esteja nos próximos anos? Para quem quero vender? Quanto dinheiro quero ter? E qual o tamanho do meu sonho para o negócio?

Formule objetivos para as áreas-chave da empresa: clientes, processos, recursos humanos e finanças. Para cada objetivo estratégico, pense nos indicadores de resultado mais adequados. Crie indicadores em várias áreas. Por exemplo: além de indicadores financeiros, procure medir seu cliente está satisfeito ou não.
Identificar os indicadores certos contribui para uma gestão eficiente. Comece com cinco indicadores de resultado e para cada um, pense quais indicadores de processo farão com que a empresa alcance suas metas. Periodicamente, verifique se essas metas estão sendo cumpridas.

dartsNessa avaliação, decida se você vai:
01) Manter a meta.
02) Reavaliá-la e descobrir por que o resultado não foi atingido, para então tomar medidas corretivas e preventivas, como melhorar processos ou treinar pessoas.
03) Mudar a meta, tornando-a mais desafiadora.

Uma gestão eficiente está na escolha correta dos indicadores, em realizar reuniões para analisar os resultados, e em elaborar planos de ação para os indicadores que não alcançaram suas metas.

Conheça alguns exemplos de indicadores, seu método de cálculo e há aplicações:
- LUCRATIVIDADE: mede o percentual que a empresa obtém de lucro em relação às vendas, quanto maior, melhor.
- GASTOS GERAIS: medem a representatividade dos custos e despesas em relação às vendas, quanto menor, melhor.
- PRODUTIVIDADE DO TRABALHO: refere-se a receita gerada por cada empregado, quanto maior, melhor.

Adote como prática, a gestão à vista para disponibilizar informações de forma simples e rápida para um número maior de pessoas, estimulando o compartilhamento do conhecimento. Crie um painel de bordo, com a apresentação visual dos indicadores.
Lembre-se que sem indicadores, planos e estratégias correm o risco de ser apenas um conjunto de boas intenções.

Conheça mais sobre os indicadores de gestão.

Mãos à obra e bom trabalho!